Ideias, Notícias

Mas esta gente não pensa?

Terry Jones, pastor evangélico americano, teve a brilhante ideia de decidir queimar cópias do Corão, como forma de assinalar o 9º Aniversário do 11 de Setembro. Toda a gente sabe que, teoricamente, os USA  – e consequentemente toda a Europa – estão sentados sobre um barril de pólvora. E combater fanatismo com fanatismo não nos leva a lado nenhum.
Não se pode simplesmente esticar a corda desta forma, e esperar que não haja consequências. Não se pode destruir o símbolo de uma religião fanática na praça pública e acusá-la de todos os males que assolam os USA. O que separa o mundo e o pensamento ocidental do oriental, é precisamente a moderação de pensamento. Os combates ganham-se no terreno e perdem-se em casa.

Mesmo depois de Barack Obama, Ban Ki-Moon e Interpol terem condenado esta iniciativa, não se sabe se a decisão de a cancelar será definitiva.

E as consequências começaram a sentir-se já hoje, com um morto durante manifestações anti-americanas. Mesmo com o aumento das tropas americanas da NATO no Afeganistão e Iraque, não se sabe como vai o Islão reagir a esta provocação simbólica – nem à sua ponderação, muito menos à hipótese de execução.

Sinceramente, já vi esta 2ª ediçãoda Guerra Fria mais longe de se tornar numa III Guerra Mundial.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s