Imagens

Imagens do Mundo I

General Nguyen Ngoc Loan executa prisioneiro Vietcong em Saigão

Estamos em Fevereiro de 1968, em plena Guerra do Vietname. O Vietname do Norte, apoiado pela URSS, China e Coreia do Norte, e o Vietname do Sul, apoiado pelos USA, Coreia do Sul, Austrália, Filipinas, Nova Zelândia, Tailândia, Laos e Taiwan, combatem desde 1955. É mais do que uma guerra de milícias. É parte integrante do período de tensões políticas e militares a que se dá o nome de Guerra Fria. É também o maior fracasso político, social e militar da história dos USA.

Passaram 5 anos desde o assassinato de John F. Kennedy, e Lyndon B. Johnson detém o lugar na Sala Oval. De 1967 a 1969, do “Summer of Love” aos protestos anti-guerra, principalmente incentivados pela comunidade hippie, o país estava dividido entre impor a sua força frente à URSS e assumir-se como hiperpotência mundial – algo que conseguiria atingir a partir de 1985, graças à “perestroika” e “glasnost” de Mikhail Gorbatchev, à queda do Muro de Berlim em 1989 e com o desmantelamento completo da URSS de Boris Yeltsin.

Do outro lado do mundo, em Saigão, Vietname, inicia-se a Ofensiva Tet, com o resultado curioso de vitória política para o Norte, e táctica para o Sul. Nguyen Ngoc Loan, chefe da Polícia Nacional do Vietname do Sul,executa um prisioneiro Vietcong, sob a lente de Edward Adams e das câmaras da NBC.

A imagem correu mundo. Valeu ao fotógrafo da Associated Press o Prémio Pullitzer de 1969, tornou-se um ícone anti-guerra, e mudou completamente a ideia que os americanos tinham da guerra que financiavam. Adams viria depois a lamentar ter captado o mundo, dizendo ” se o general matou o prisioneiro, eu matei o general com a minha fotografia”. Matava também as expectativas do “American Dream”, da “pax americana”.

O que é certo é que a Guerra do Vietname acabaria em 1975 com a Queda da Saigão, sob a batuta de Gerald Ford, passando ainda pela Nixon Doctrine e o escândalo Watergate.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s