Citações, Ideias

Reflexão I

Muitos meios e saber, de pouco servem

Vivemos num tempo que se sente fabulosamente capaz de realizar, porém não sabe o que realizar. Domina todas as coisas, mas não é dono de si mesmo. Sente-se perdido na sua própria abundância. Com mais meios, mais saber, mais técnica do que nunca, afinal de contas o mundo actual vai como o mais infeliz que tenha havido: puramente à deriva.

Ortega y Gasset, in “A Rebelião das Massas”

Baluarte do liberalismo, numa Espanha que oscilava entre a monarquia, republicanismo e ditadura, em inícios do século XX,  José de Ortega y Gasset é um dos mais fascinantes pensadores espanhóis.

Para Ortega y Gasset, o filósofo não pode nunca aceitar dogmas. Tem de deixar para trás costumes e hábitos antigos, sob pena de não conseguir entender a realidade. Tem também, por outro lado, de superar a falta de idealismo e o realismo medieval. Até aqui nada de novo. Isto já Hegel tinha proposto.
O que o espanhol traz de novo é a noção de que a vida é um drama que existe entre a necessidade e a liberdade, é a soma do ego e do mundo, é a liberdade dentro de um destino.  Isto tudo para dizer que devemos seguir um caminho de vida activo, e não estar preso a dogmas e hábitos. De resto, o hábito e a rotina são ferramentas que usamos para nossa própria segurança. Manter o mesmo hábito e rotina dá-nos a sensação de controlo, uma vez que não esperamos nada de novo. A contrapartida é sermos apanhados completamente desprevenidos quando algo inesperado realmente acontece.  É, portanto, uma falsa ideia de protecção. Ora, logicamente que, se a conclusão será sempre “teremos de correr riscos”, é melhor estar mentalmente preparados para que isso possa acontecer.

Seguindo sempre a corrente do Perspectivismo, criada por Nietzsche e baseada em Kant, era inevitável tropeçar no “penso logo existo” de Descartes. Todas as ideias têm origem em diferentes perspectivas. Logo, não existe uma verdade única:  não há uma forma de ver o mundo que possa ser definida como “verdadeira”, assim como nem todas as perspectivas são consideradas válidas.


Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s