Música

O dia de hoje

100º Aniversário da estreia da Sinfonia No. 8 de Gustav Mahler, em Munique.

Um brilhante compositor austríaco, no último período da música clássica romântica. Conduziu, juntamente com Rimsky-Korsakov, Tchaikovsky e Dvorak , a música clássica, desde o romantismo ao modernismo do séc. XX.

A sua 8ª Sinfonia abriu caminho a Schoenberg, Berg, Webern e Shostakovich. Também chamada de “A Sinfonia dos Mil”, pela exigência de muitos instrumentos, tem a particularidade de estar dividida, não em momentos sinfónicos, mas em duas partes: a primeira é baseada num texto bíblico, e a segunda em Fausto de Goethe. Duas partes unidas pelas ideia comum da redenção pelo poder do amor, constituem, apesar das críticas de “optimismo não-convincente” e “inferioridade artística e musical” em comparação a outras obras de Mahler, uma comparação da Sinfonia No. 9 de Beethoven.

Advertisements
Standard

2 thoughts on “O dia de hoje

  1. Pingback: O dia de hoje « Nunoanjospereira’s Weblog

  2. nunoanjospereira says:

    Caro “Cidadão do Mundo”, hoje por acaso passei pela FNAC e deparei-me com uma colectânea de dez CD’S de Gustav Mahler, se não tivesse lido o artigo no seu blogue, ter-me-ia passado ao lado, pois eu desconhecia. Obrigado por ter partilhado o seu conhecimento.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s