Ideias

Reflexão III

Tempo é Mudança

O tempo é a dimensão da mudança. Sem percepção da mudança, não há e não pode haver percepção do tempo. E as diferentes atitudes para com o tempo são corolários de diferentes atitudes para com a mudança.
(…) Vive-se bem a vida em camaradagem com o tempo, vendo-o como ele é, respeitando as suas obras, inclusive a decadência e a morte, com o passado e com a história. A restauração é uma autodecepção e frequentemente um crime.
(…) O tempo é frequentemente destrutivo – como o são os escultores quando trabalham um bloco de pedra. Mas velhos rostos podem ser mais expressivos que rostos jovens, velhas paredes e esculturas mais ricas que as novas.

Walter Kaufmann, in ‘O Tempo é um Artista’

Kaufmann aplica as conclusões de Isaac Newton sobre as Leis do Movimentom ao mundo contemporâneo de forma magistral. Realmente, não conseguimos detectar o movimento per se. Imaginem-se a dormitar num carro. Acordam. Não abrem os olhos, estão com aquela moleza pós-acordar que nos impede de abrir imediatamente os abrir. Conseguem perceber, instintivamente, se o carro está parado ou em movimento?

A resposta é não. Porque nós não sentimos o movimento. Não sentimos a velocidade. Sentimos a variação de velocidade. Se o condutor aumentar ou reduzir a velocidade, conseguimos perceber facilmente.
O mesmo se passa, talvez com a vida? É a mudança que nos informa que o tempo realmente “corre”. Não a mudança em nós, mas nos outros, no mundo exterior.

O que Kaufmann diz é outra coisa. Ele preocupa-se, não tanto com a queda inevitável da areia na ampulheta, mas com a forma exterior da ampulheta e os grãos de areia. Kaufmann preocupa-se sobretudo em manter os mesmos grãos de areia e a mesma ampulheta. Não é por substituí-los que o tempo passará mais devagar. Ele não se preocupa com os efeitos do tempo, mas com a preocupação dos outros em restaurar ou modernizar o antigo.


Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s