Ideias

Imagens do Mundo IV

Funeral de Franklin D. Roosevelt

12 de Abril de 1945. A América perde aquele que foi um dos melhores presidentes do país e o único a ser eleito para 4 mandatos. As suas políticas económicas e sociais arrancaram a América da lama, e colocaram-na no pedestal do mundo. Faleceu a poucos meses do fim da Guerra.

Venceu Herbert Hoover (ironicamente, um dos piores presidentes americanos) nas eleições de 1933, na segunda candidatura deste. O seu optimismo e activismo retiraram os EUA de uma gigantesca crise económica (graças ao programa New Deal) e de uma guerra mundial vitoriosos. Forneceu ajuda militar aos Aliados, mantendo a América numa neutralidade, a que chamariam “Arsenal da Democracia”, até que o ataque da aviação japonesa à base naval de Pearl Harbor o levou a mobilizar os EUA para a guerra.

Para além disso, ainda conseguiu, enquanto liderava o país pelos anos mais difíceis da sua história, unir sindicatos e grandes fábricas,o Norte fabril e o Sul rural, brancos e negros. Por trás do presidente estava a primeira-dama americana, Eleanor Roosevelt. Mesmo depois da morte de Roosevelt, Eleanor continuou a apoiar as medidas do New Deal, principalmente ao nível dos direitos civis. Foi uma das principais impulsionadoras da criação das Nações Unidas, e assinante da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Iniciou novamente a luta pelos direitos das mulheres, agora no mandato de John F. Kennedy.Chamaram-lhe, a certa altura, a “Primeira-dama do Mundo”.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s