Ideias

teorias políticas em forma simples

Para quem tem dificuldade em entender as várias nuances dos sistemas políticos, ou para quem precisa mesmo é de um resumo, aqui fica uma explicação acessível.

Feudalismo – tens 2 vacas. o teu senhor fica com algum leite.

Socialismo puro – tens 2 vacas. o governo leva-as e coloca-as num celeiro com as vacas das outras pessoas todas. tens de tomar conta de todas as vacas. o governo dá-te todo o leite de que precises.

Socialismo burocrático – quem toma conta das tuas vacas são ex-criadores de galinhas. tens de tomar conta das galinhas que o governo tirou ao criador. o governo dá-te a quantidade de leite e ovos que vem expressa na constituição.

Fascismo – tens 2 vacas. o governo fica com as duas, contrata-te para tomares conta delas, e vende-te o leite.

Comunismo puro – tens 2 vacas. os teus vizinhos ajudam-te a tomar conta delas, e todos partilham o leite.

Comunismo do mundo real – partilhas 2 vacas com os teus vizinhos. tu e os teus vizinhos discutem sobre quem tem mais habilidade para tomar conta delas e quem tem mais necessidades. entretanto, ninguém trabalha, ninguém fica com leite algum, e as vacas morrem à fome.

Comunismo russo – tens 2 vacas. tens de tomar conta das 2, mas o governo fica com o leite todo. roubas todo o leite que puderes e vendes no mercado negro.

Petrestroika – tens 2 vacas. tens de tomar conta delas, mas a Mafia fica com o leite todo. roubas todo o leite que puderes, e depois vendes no mercado “livre”.

Comunismo no Cambodja – tens 2 vacas. o governo fica com as duas e mata-te.

Militarismo –  tens duas vacas. o governo fica com as duas e inscreve-te nas forças armadas.

Totalitarismo – tens duas vacas. o governo fica com elas e nega que tenham existido. o leite é tornado proibido.

Democracia pura – tens duas vacas. os teus vizinhos decidem quem fica com o leite.

Democracia representativa – tens duas vacas. os teus vizinhos escolhem alguém para te dizer quem fica com o leite.

Democracia britânica – tens duas vacas. dás-lhes cérebro de ovelha para comer e elas ficam loucas. o governo não faz nada.

Burocracia – tens duas vacas. A princípio, o governo regula o que lhes podes dar para comer e quando podes tirar o leite. Depois, paga-te para não lhes tirares o leite. Fica com as duas, mata uma, tira o leite a outra e deita o leite fora. Depois diz-te que tens de assinar uns papeis para participar o desaparecimento da vaca desaparecida.

Anarquia pura – tens duas vacas. ou vendes o leite a um preço justo, ou os teus vizinhos tentam roubar-te o leite e matam-te.

Capitalismo puro – tens duas vacas. vendes uma e compras um boi. ficas com várias vacas e reformas-te.

Capitalismo – não tens vaca nenhuma. o banco não te empresta dinheiro para comprar vacas, porque não tens vacas para servir de garantia.

Empresa americana – tens duas vacas. vendes uma, e obrigas a outra a produzir o leite equivalente de quatro vacas. ficas surpreendido com a morte da vaca.

Empresa francesa – tens duas vacas. fazes greve porque queres três vacas. no final, expulsas todos os trabalhadores que não nasceram em frança.

Empresa japonesa – tens duas vacas. modificas o ADN para que tenham apenas um décimo do tamanho das originais, e para que produzam vinte vezes mais. crias uma série de animação baseada nas tuas vacas e vende-la pelo mundo todo.

Empresa alemã – tens duas vacas. modifica-las para que vivam 100 anos, comam uma vez por dia, e tirem o leite a si próprias.

Empresa britânica – tens duas vacas. exploras um poço de petróleo. vendes uma. utilizas a outra para tapar um buraco na canalização do poço. vendes a outra vaca. o petróleo fui para o oceano atlântico.

Empresa italiana – tens duas vacas. não sabes onde estão. pagas à Máfia para as encontrar.

Empresa russa – tens duas vacas. contas e concluis que são cinco. contas outra vez e são 42. contas outra vez e são 12. páras de contar e abres uma garrafa de vodka.

Empresa suíça – tens 5000 vacas. não tens espaço para as guardar.

Empresa indiana – tens duas vacas. trata-las como deuses. morres de fome.

Empresa chinesa – tens duas vacas. tens 300 pessoas a tirar-lhes o leite. diluis o leite em água. reclamas que tens emprego total, alta produtividade, e prendes o jornalista que revelou os números.

Empresa norte-coreana – ninguém sabe quantas vacas tens.

Empresa grega – tens duas vacas. comes três delas com os accionistas. mentes à direcção e pedes um empréstimo de cinco vacas.

Empresa espanhola – tens duas vacas. vendes as duas, e compras um touro. fazes uma tourada. com o dinheiro que ganhas, compras mais touros.

Empresa iraniana – tens duas vacas. matas as duas à pedrada.

Empresa sul-africana – tens uma vaca branca e outra preta. separas a preta da branca. dás feno à branca, e apenas água à preta. a preta foge. fecha-la num celeiro. vem uma tempestade semi-tropical. o celeiro desmorona-se. a vaca preta, já, idosa, foge e mata-te à cornada. a vaca branca torna-se amiga da vaca preta e partilha o feno.

Empresa portuguesa – tens duas vacas. uma foge. processa-la em tribunal. o crime prescreve e a vaca continua a sua vida. finalmente, fazes uma cerca e compras um cão pastor e outro de guarda. quando chega a altura de tirar o leite, decides vender as tábuas da cerca. as vacas fogem para Espanha. lamentas a “saudade” das vacas perdidas. exportas o cão pastor a uma empresa de catering chinesa. emigras com o cão para França, Luxemburgo ou Suíça.

Ambientalismo – tens duas vacas. o governo proibe-te de tirar o leite ou matá-las.

politicamente correcto – estás associado a (o conceito de “posse”  é o símbolo de um passado falo-cêntrico e intolerante) dois bovinos de idades diferentes (mas com o mesmo valor param a sociedade).

Surrealismo – tens duas girafas. o governo obriga-te a ter aulas de harmónica.

Capitalismo da TAP – tens duas vacas. vendes três (sim, três) à tua empresa legal, utilizando cartões de crédito criados pelo teu meio-irmão. ele aumenta o valor das trocas de acções e troca parcelas da dívida por acções de um conjunto de accionistas cúmplices. tens agora quatro vacas e isenção fiscal válida para cinco vacas. transferes o direito de explorar o leite de 6 vacas, por um intermediário, para uma empresa nas Ilhas Caimão, secretamente controlada pelo presidente da tua empresa. este, vende os direitos de exploração de sete vacas à tua empresa. no relatório anual, vem escrito que a empresa tem 8 vacas, e mais 6 possíveis.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s