Cinema

Portugal em crescimento

Portugal está cada vez mais a dinamizar o cinema nacional, e a abrir portas à divulgação do cinema internacional. Ao DocLisboa, IndieLisboa, Motelx, e Fantasporto, o mais conceituado festival de cinema português, ganharam este ano visibilidade mais dois festivais.

No Douro Film Festival, que decorreu ao mesmo tempo que o Festival de Veneza, foram exibidos cinco filmes de homenagem a Sophia Loren, em que Tawny é protagonista: três filmes de Vittorio de Sica; o musical Nine, de Rob Marshall, com Daniel Day-Lewis, Nicole Kidman, Penelope Cruz, Mario Cotillard, Kate Hudson, Judi Dench; Prêt-à-porter, de Robert Altman.

Na Ruby Selection, deu-se destaque a filmes argentinos: o brilhante Babel, de Alejandro González Iñarritu, com Brad Pitt e Cate Blanchet;  o chocante Brokeback Mountain de Ang Lee, com Anne Hataway, Heath Ledger e Jake Gyllenhaal; El Secreto de sus Ojos; e Nanga Parbat.

No Wine&Food Films, Blood into Wine, documentário sobre Maynard  James Keenan; Dinner for Schmuks, já em exibição, com Steve Carell, Zach Galifianakis e Paul Rudd.

No Vintage Selection, os melhores filmes da temporada de 2009/201o. 5x favela, agora por nós mesmos (Brasil); Del amor y otros Demonios (Costa Rica, Colômbia); Io, don Giovanni (Itália, Espanha); kak ya  provyol etim letom (Rússia; brilhou em Berlim); O Último Voo do Flamingo (Portugal, Moçambique); Solitary Man; South of the Border; The Ghost Writer (de Roman Polanski, também esteve em Berlim).

No Colheita de 70, apenas filmes da década de 70: Indagine su un Cittadino al di Sopra do Ogni Sospetto (1 Oscar, 2 prémios no Festival de Cannes,1 nomeação para Globos de Ouro); Patton (1 Oscar e 4 nomeações, 1 Globo de Ouro); Tristana de Luis Buñuel (1 nomeação Oscars).

No Moon Harvest, apenas um filme em exibição, Motorcycle Diaries (1 Oscar, 2 BAFTA, 1 Goya, 3 prémios em Cannes).

Quanto ao Estoril Film Festival, que decore de 5 a 14 de Novembro, conta já com a presença de Lou Reed, John Malkovich, George Clooney, e ainda as hipóteses Kathryn Bigelow, Vincet Gallo e Roman Polanski.

Por enquanto, os únicos filmes ainda anunciados para nomeação para o prémio oficial do festival, são apenas cinco: A Espada e a Rosa, Im Schatten, Aurora, Autobiografia lui Nicolae Ceausescu.

Fora de competição, destaque para The American, Machete, Another Year, e The Kids are Alright.

Haverá ainda duas retrospectivas – de Kathryn Bigelow e Elia Suleiman -, quatro homenagens – Roman Polanski, Chris Marker, Marisa Paredes e Koji Wakamatsu.

Fonte: douro film harvest

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s