Notícias

random news

San Francisco Examiner (USA)

O vulcão mais activo da Indonésia, Monte Merapi, entrou e erupção esta quarta-feira, obrigando ao cancelamento de voos da Cathay Pacific, Value Air e Qantas. Até Barack Obama, de visita à Àsia, teve de encurtar o passeio. 350 mil pessoas foram evacuadas, e cerca de 50 morreram.

 

Fonte: San Francisco Examiner

 

The Local (Alemanha)

 

Photo: DPAAntecipando a Conferência dos G20, na Coreia do Sul, a chanceler alemã Angela Merkel criticou os EUA pela recente injecção de 600 mil milhões de euros, pela Reserva Federal, para relançar a frágil economia. Merkel considera que, se outros países tomam a mesma medida, o mundo vai assistir a uma guerra de câmbios, como nos anos 30. Teve ainda tempo de também criticar o proteccionismo do Japão e China em relação às sua economias – mantêm o valor da sua moeda artificialmente baixo.

Fonte: The Local

 

 

Sábado (Portugal)

A entrada do Fundo Monetário Internacional em Portugal está por dias, apesar das declarações falsas do Governo. Toda a gente sabe que o FMI só interfere em casos extremos, e que quando o faz, é a doer. Tomem-se os exemplos da Grécia, Irlanda e Islândia. A SÁBADO perguntou a dois economistas quais as áreas em que seriam esperadas mudanças.

1 – Despesa
“Seria de esperar medidas de redução da despesa, de travão ao endividamento interno e externo. Tudo o que fosse obras públicas pararia, por exemplo”, especula Nogueira Leite. Neste capítulo, de acordo com o economista João Confraria, professor da Universidade Católica, identifica algumas áreas onde seria possível cortar: “prestações sociais, salários [da Função Pública], saúde e educação“. Poderia ainda ser feito um esforço de optimização da eficiência da máquina do Estado.

2 – Legislação laboral
O caminho passaria sobretudo, segundo os economistas, pela flexibilização das leis quanto a horários e a mudanças de funções.

3 – Impostos
“Se se reduzisse muito a despesa, seria possível não aumentar os impostos para além do previsto no Orçamento do Estado.” Não há, de acordo com Nogueira Leite e João Confraria, grandes margens para agravamento da receita fiscal. “Na Grécia, há um grave problema de evasão fiscal. Cá, essa realidade não existe, mas ainda é possível trazer para dentro do sistema os incumpridores”

Fonte: Sábado

 

The Guardian (Inglaterra)

David Cameron in BeijingO primeiro-ministro britânico, David Cameron, terminou  sua visita à China, apelando a que os seus líderes reconheçam que o crescente poder económico acarreta grandes responsabilidades quanto a direitos humanos, poluição e África.

Fonte: The Guardian

 

 

 

 

Le Monde (Frnça)

Une affiche d'Aung Sang Suu Kyi au quartier général de la Ligue nationale pour la démocratie, parti de la leader de l'opposition à la junte birmane placée en résidence surveillée depuis 18 mois.

O governo da Birmânia vai libertar brevemente Aung San Suu Kyi, laureada com o Prémio Nobel da Paz, e símbolo da resistência contra a pior ditadura militar do mundo.

Fonte: Le Monde

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s